domingo, 15 de maio de 2011

Convenção

Foi a fase considerada mais radical do movimento revolucionário porque foi a etapa em que os Jacobinos, liderados por Robespierre, assumiram o comando da revolução. Esta fase, pelo seu carácter violento e sangrento ficou conhecido por Regime do Terror.  Estes proclamaram a liberdade do povo, o sufrágio universal, impostos, impuseram também, o recrutamento obrigatório e a "Lei do máximo", que era referente à racionalização de géneros. Os jacobinos, criaram o tribunal revolucionário, o comité de salvação nacional e um novo calendário em que 1793 passa a ser o Ano I.
Robespierre
Luís XVI e Maria Antonieta foram presos, acusados de traição ao país por colaborarem com os invasores.O povo, chamado a defender a revolução, saiu às ruas e massacrou muitos partidários do Antigo Regime. Sob o comando de Danton, Robespierre e Marat, foram distribuídas armas ao povo e foi organizada a Comuna Insurrecional de Paris. As palavras de Danton ressoaram de forma marcante nos corações dos revolucionários. Disse ele: "Para vencer os inimigos, necessitamos de audácia, cada vez mais audácia, e então a França estará salva". Em  21 de Janeiro do ano seguinte, 1793, Luis XVI foi condenado e guilhotinado na “praça da revolução”  uma vez que os Jacobinos já haviam assumido a liderança do movimento revolucionário. A rainha Maria Antonieta, foi decapitada  em Setembro.




Execução do Rei Luís XVI



Fonte: ReproduçãoOs Jacobinos para que pudessem alcançar o poder político do Estado contaram com o apoio dos Les sans-culottes. Os sans-culottes eram indivíduos populares, "normalmente desempregados e assalariados, a plebe urbana". Eram identificados pelo frígio, ou barrete, vermelho que usavam sobre suas cabeças.



A 27 de julho de 1794 (9 de Termidor) a Burguesia iniciou um golpe contra os jacobinos que resulpa no fechamento do partido e execução dos seus lideres. Institui-se uma nova Constituição, a do Ano III, aprovada em 1795. Institui-se assim, o Diretório.

Sem comentários:

Enviar um comentário