quarta-feira, 2 de março de 2011

Revolução Americana

Com a Guerra dos Sete Anos (entre a Inglaterra e a França, da qual a Inglaterra saiu vencedora) e com a assinatura do Tratado de Paris, em 1763, o Canadá foi incorporado ao território Inglês. Após 1763, surgiu um conflito económico entre a Inglaterra e as suas colónias, pois primeiro, para recuperar da guerra a metrópole sobrecarregou as colónias com novos impostos, as chamadas Leis intoleráveis. Estas exerciam pesadas taxa sobre o açúcar e seus derivados, Lei do Açúcar, sobre todos os impressos (documentos), Lei do Selo, e sobre o chá que era um produto importado da Índia, Lei do Chá. Eram obrigados também ao exclusivo comercial, isto é, todas as importações eram feitas através de Londres e só exportavam para a Inglaterra ou colónias Inglesas.
13 Colónias
Estes problemas económicos agravaram-se quando os colonos perceberam que não estavam representados no Parlamento de Londres, e portanto não consideravam legítimo o facto de serem votados impostos sem que estes pudessem intervir na votação. Os colonos iniciaram assim um percurso com vista á independência das colónias americanas.
 Em 1770, foram abolidos todos os impostos á excepção dos do chá, que eram comercializados pela companhia das Índias. Como revolta contra este imposto, em 1773, surge a Boston Tea Party em que os colonos disfarçados de índios deitam ao mar toda a embarcação de chá, Inglaterra toma medidas repressivas como o encerramento do porto de Boston.
Em 1774 aconteceu o 1º Congresso de Filadélfia. Em 1775, dá-se a batalha de Lexington que põe fim às hipóteses de negociação, sendo que Thomas Paine escreve “ A palavra está nas armas… abaixo a Inglaterra.
 A 4 de Julho de 1776, no 2º Congresso de Filadélfia, é aprovada a Declaração da independência, redigida por Thomas Jefferson.
Declaração da Independência
Em 1783 a Inglaterra reconhece a independência das colónias americanas e por fim, em 1787 é elaborada a 1ª Constituição.
Thomas Jefferson

Sem comentários:

Enviar um comentário